ferdinand ( ferry ) porsche.

um apelido que me faz sonhar desde criança. 356, 908, 917, 911, eram os meus números preferidos. na parede do meu quarto de pré e adolescente eram os únicos posters, fotos, desenhos e logótipos que tinham espaço de exposição garantido. os meus carrinhos em miniatura, que nas minhas brincadeiras de criança reproduziam até à exaustão as cenas do filme 24 horas de le mans, eram todos, pelo menos na minha imaginação, réplicas da armada porsche que no início da década de 70 se tornaram nos grandes triunfadores nos circuitos de toda a europa.
porém, exceptuando o mítico 911 nas suas várias versões, eram “bichos” muito difíceis de serem vistos…

até 31 de janeiro de 2009, dia em que a porsche a.g. inaugurou o espectacular porsche museum, em zuffenhausen, no coração do seu berço industrial. a concepção da maravilha arquitéctonica que alberga a colecção permanente de 82 carros foi entregue ao gabinete de arquitectura austriaco delugan meissl associated, que brindaram os visitantes com um edíficio que parece levitar acima das linhas de comboio e estradas de acesso ao mesmo.

entrados no lobby, deparamo-nos com uma enorme escada rolante, já apelidada pelos entusiastas do universo porsche de stairway to heaven. só falta mesmo a música de fundo dos led zeppelin com o mesmo nome, para o cenário ficar completo….
chegados ao céu, que é como quem diz ao início da exposição, deparamo-nos com uma peça em alumínio replicando a carroçaria do type 64 de competição, considerado o percursor de todos os porsche ( há quem considere que esse título pertence ao vw carocha ).

depois é escolher entre fazer uma viagem do passado ao presente por ordem cronológica, ou então visitar a exposição de acordo com o interesse pessoal por algum tema em concreto, dado podermos fazê-lo numa óptica de competição, produção em série, séries especiais, pesquisa e desenvolvimento, etc. é só escolher e deixarmo-nos inebriar pelo momento. após a visita à exposição recomendo uma paragem na loja do museu, seguida de uma outra no incrível showroom existente no outro lado da rua. aí está patente toda a gama actual da marca, bem como alguns modelos mais antigos que podem ser adquiridos pelos interessados. no dia da minha visita estava para venda um carrera gt pela módica quantia de 890.000 euros. trocos….

além da exposição permanente, o acervo do museu contém mais 360 carros que irão ser mostrados ao longo dos próximos anos em exposições temporárias. claro que isso só podem ser boas notícias, pois tenciono regressar a stuttgart sempre que o tema for do meu interesse. o que certamente não será díficil.

obrigado a ferdinand porsche pelo sonho. norbert singer o grande team manager. lee h. katzin pelo filme. steve mcqueen, hans hermann, richard attwood, jochen rindt, pedro rodriguez, jackie oliver, jo siefert, brian redman, jackie ickx, por tê-los imitado tantas vezes nas brincadeiras.

a partir do início da década de 80, na parede do meu quarto começou a convivência entre os posters de porsche(s) com outros igualmente sexy e com curvas bem delineadas ;).
e aos números juntei nomes. samantha, ashley, megan, trudy,…..

porsche museum
nas corridas 1
nas corridas 2

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s