trilogia de duarte pacheco.

parte significativa da lisboa que conhecemos deve a sua existência ao génio e visão de duarte pacheco, ilustre estadista que exerceu funções de ministro das obras públicas e comunicações da nação e de presidente da câmara municipal da cidade, nas décadas de 30 e 40 do século passado. pensar grande e projectar o futuro foi uma característica que distinguiu o ilustre engenheiro, postura pouco comum num portugal atávico e fechado sobre si mesmo como aquele em que duarte pacheco viveu.

do seu imenso legado existem três obras que ainda hoje, passados 67 anos sobre a sua morte, perduraram e reforçaram a sua importância como ex-libris da capital, duas na área do lazer e uma como via de comunicação estruturante . refiro-me em concreto ao complexo desportivo do jamor, ao parque florestal de monsanto e à marginal lisboa-cascais.

estes três locais, cada um com as suas particularidades, têm uma coisa em comum: proporcionam excelentes percursos para a prática da corrida, com características muito diversas, dos mais simples e relaxantes aos mais duros e exigentes, do nível do mar ao alto dos montes, do alcatrão aos trilhos florestais, em suma, correr ao sabor dos nossos gostos e humores em dado dia ou ocasião.

assim sendo, irei partilhar ao longo dos próximos tempos os percursos que habitualmente percorro nos locais acima mencionados, os quais, por muito que os visite, me proporcionam sempre novas sensações e uma particular comunhão com a natureza.

acompanham-me?

Anúncios

3 comments

  1. Caro Paulo,

    Outra excelente matéria,estou memso a gostar, relativamente a este “post” desconhecia por completo a trilogia de Duarte Pacheco que aqui descreveste, era mesmo um visionário, porque a sua obra até hoje mantêm-se, e além de tornar a cidade mais linda ,possui e criou condições óptimas para a prática desportiva.

    Aproveitando a ocasião , desejo uma boa Páscoa!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s