estádio universitário.

40 ha de espaço verde e desportivo, inaugurado a 27 de maio de 1956. nasceu como um equipamento desportivo destinado a todos os estudantes universitários de lisboa, tendo evoluído desde então para uma utilização mais abrangente e destinada a todos os que o procuram para a prática das mais variadas modalidades desportivas. nos últimos anos foi sendo alvo de diversas intervenções que o dotaram de novas valências, sendo a última a construção de um campo de golfe. também para os praticantes da corrida o estádio universitário é um local de eleição, dado ser facilmente acessível e proporcionar um circuito com um piso variado e orograficamente interessante.

o percurso que efectuei percorre o perímetro do estádio universitário, delimitado por 4 grandes vias, a saber: avenida professor egas moniz, azinhaga das galhardas, avenida general norton de matos (2ª circular) e avenida professor gama pinto. tem 2,7 km de extensão e, quando percorrido no sentido dos ponteiros do relógio, é feito mais a subir do que a descer, pelo que a componente cardio é bastante solicitada. em sentido contrário é mais fácil de percorrer, porém mantendo um relevo interessante. o piso é bastante variado (alcatrão, terra batida, cimento e gravilha), sendo que, nestes 2,7 km, mais de metade são percorridos em terra e gravilha, pelo que umas sapatilhas de trail são bastante adequadas. a cobertura arbórea não é muito abundante, mas mesmo assim suficiente para proporcionar alguma frescura nos dias mais quentes. um ponto muito positivo nestes dias de estio é a abundância de bebedouros, todos eles a funcionar e em vários locais do recinto. um pormenor que faz uma grande diferença.

tudo somado, no estádio universitário estamos na presença de um cinquentão em boa forma, citadino e boa pinta, com o qual podemos contar e que não nos deixa ficar mal. o que não é pouco nos dias que correm.

características do percurso – piso: misto; perímetro: 2,7 km; retorno: sim (circular); água: sim; estacionamento: fácil; grau de dificuldade (1 a 5): 2; altimetria: gráfico abaixo

Anúncios

2 comments

  1. Boa tarde,

    Sou novo em Lisboa e estava à procura de um local para fazer jogging. Parece que este é o ideal para mim. Sei onde fica o estádio universitário, mas é um complexo tão grande que não sei onde fica este percurso. Será que me podia dar um indicaçãozinha?

    Obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s