na rota do 28. volta.

a volta.

a ideia até era fazer o retorno ao ponto de partida gastando 1,45€ para fazer uma viagem bonita, sentado e a apreciar as vistas. mas… os 7,42 km que tinha feito até ali souberam a pouco. assim sendo, empreendi o regresso a campo de ourique e aproveitei para introduzir duas alterações no percurso que minutos antes me tinha trazido até ao martim moniz.

segmento 5.

deixo o martim moniz para trás e iniciei a subida que me levou de volta à graça. fiz então a primeira alteração no percurso, com um desvio até ao miradouro da senhora do monte. um recanto formoso no alto da colina de santo andré, com um pequeno jardim e uma capela que dá o nome ao local. a vista é, na minha opinião, a mais bonita de entre todas as que se observam dos miradouros da cidade. após uma breve pausa para retemperar as forças e encher a vista, retomo a corrida em direcção à sé e baixa, descendo a calçada de são vicente.

acumulados 9,53 km.

segmento 6.

nesta parte do percurso fiz a segunda alteração. em vez de subir até ao chiado via belas artes e antónio maria cardoso, optei por subir as ruas nova do almada e garrett. uma incursão por uma zona nobre e sempre movimentada, onde correr ainda provoca alguns olhares incrédulos dos transeuntes. cheguei ao camões e ficaram a faltar pouco mais de 3 km até ao ponto de partida.

acumulados 11,88 km.

segmento 7.

o último troço do percurso já só apresenta uma dificuldade, subir a calçada da estrela. nesta altura as pernas já começam a manifestar-se, o perfil orográfico da cidade deixa marcas. comecei por descer a calçada do combro e rapidamente cheguei a são bento. só faltava vencer a parede em forma de calçada que me levaria até à estrela. com o passo mais lento lá fui progredindo e eis que vislumbro o jardim. obstáculo superado, estrela à vista. por último subi a domingos sequeira que me conduziu até à saraiva de carvalho, os derradeiros metros do percurso. são 500 metros planos, nos quais as torres da igreja do santo condestável anunciam o fim do périplo um pouco mais adiante, na rotunda frente aos prazeres. ali, onde uma fila de eléctricos amarelos aguardam os passageiros para mais uma viagem pelas colinas de lisboa. fica para a próxima.

acumulados 15,1 km.

por fim.

ao longo deste percurso duas coisas saltam à vista. uma positiva e outra negativa. pela positiva é que lisboa é uma cidade bonita, com história e um passado com muito que contar. pela negativa é o estado de desleixo e abandono a que a deixaram chegar. a adopção de três medidas estruturantes – vontade política para recuperar as centenas de edíficios que se encontram devolutos ou quase ao abandono, recuperação das vias pedonais e espaços públicos, penalização efectiva dos actos de vandalismos e falta de civilidade (vulgo grafitis e deitar lixo por todo o lado) – fariam um milagre por esta cidade. as assimetrias que encontrei na primeira parte deste percurso são gritantes. comecei na lisboa burguesa, passei pela lisboa popular e terminei na lisboa dos desafortunados. mas o tecido social de uma cidade é mesmo assim, não é bom nem mau, desde que as diferenças não conduzam à alienação e à discriminação.

quem disse que lisboa não é uma cidade boa para correr? percursos não faltam, variedade também não. basta um pouco de imaginação e querermos. nestes percursos que vou explorando tenho a possibilidade de apreciar a cidade de outra perspectiva, descobrindo as suas particularidades e apreendendo as suas singularidades. o próximo já está a tomar forma…

características do percurso – piso: duro (alcatrão e empedrado); distância total: 7,42 ou 15,1 km; retorno: opcional; água: sim; estacionamento: fácil; grau de dificuldade (1 a 5): 4; coordenadas gps: n38º42.846′, w9º10.153′; altimetria: gráfico abaixo.


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s