10 coisas essenciais.

ao longo destes anos de corrida tenho experimentado, com maior ou menor grau de sucesso, vários produtos e acessórios que visam facilitar e tornar mais recompensadora a prática da modalidade. aspectos comerciais à parte, a verdade é que alguns se tornaram absolutamente indispensáveis, outros interessantes mas dispensáveis, muitos totalmente dispensáveis, sendo impressionante o ritmo a que novas propostas chegam ao mercado, com as mais diversas promessas de benefícios para os seus utilizadores. porém, entre promessas e desilusões, existem sempre aqueles produtos e gadgets, mais ou menos inovadores, mais ou menos tecnológicos, com os quais beneficiamos em maior ou menor grau pela sua adopção ou utilização.

abaixo deixo a minha lista dos 10 sem os quais correr não era a mesma coisa, de acordo com o grau de importância que lhes atribuo.

1- sapatilhas. adequadas à morfologia do pé e tipo de passada. na essência enquadramo-nos em três categorias (pronador, supinador e neutro), pelo que saber qual o tipo de pé e passada permitirá o uso de umas sapatilhas adequadas à biomecânica individual, prevenindo lesões e aumentando o conforto. o número de pares fica ao critério / posses de cada um. asics e mizuno.

2- equipamentos em fibras técnicas. conforto, leveza, performance e regulação de temperatura. frescos quando o calor se faz sentir, quentes quando o frio aperta, confortáveis em todas as situações.

3- meias. um bom par de meias específicas para corrida, que promovam uma adequada transferência do suor dos pés, permitindo que os mesmos se mantenham mais confortáveis e evitando que se formem as sempre desagradáveis bolhas. wrightsock e x-socks.

4- protector solar e creme gordo/bálsamo anti-fricção. todo o ano. o primeiro para evitar os escaldões e o segundo para aliviar as assaduras e o desconforto provocado pela fricção da roupa na pele. la roche-posay e body glide.

5- chapéu. todo o ano. protege do sol e no tempo frio ajuda a manter a temperatura corporal.

6- bebidas isotônicas e suplementos energéticos. repõem o equilíbrio electrolítico, os níveis de glicogénio e promovem a recuperação. corremos mais e com menos fadiga (a cerveja também entra nesta categoria).  zym, nuun, usn, jellybeans, clif e… super bock.

7- monitor de frequência cardíaca com gps. para gerir os níveis de esforço de uma forma adequada. e depois ver por onde andamos, as distâncias percorridas, a altimetria. pode não ser essencial para alguns, mas depois de experimentarmos não queremos outra coisa. garmin.

8- pulseira ou placa de identificação. normalmente não damos atenção nenhuma ao tema, mas os acidentes acontecem. indispensável para quem costuma correr sozinho. a identificação e um número de telefone para contacto em caso de emergência podem salvar uma vida. road id.

9- gelo. sempre e durante todo o ano. o melhor amigo do desportista.

10- óculos. com lentes escuras para o sol, transparentes para os outros dias. para maior conforto e protecção. especialmente recomendados para os treinos em trail. rudy project e oakley.

a corrida é o desporto mais democrático que existe. não requer grande investimento, pratica-se em qualquer lado, a qualquer hora. um par de sapatilhas e está a andar! mas é um facto que a indústria do equipamento e material desportivo está mais dinâmica do que nunca. a oferta democratizou-se, em quantidade e qualidade. equipamentos e gadgets que aqui há meia dúzia de anos eram um sonho ao alcance de poucos, estão hoje amplamente disponíveis e acessíveis. assim sendo, por que não experimentar?

Anúncios

4 comments

  1. Muito interessante a lista mas não concordo com o creme gordo! Sempre usei vaselina e um dia experimentei o creme gordo e não gostei
    E falta uma coisa essencial para as provas que são os alfinetes para prender o dorsal!
    Um abraço.

    1. na realidade não uso o creme gordo, mas sim um bálsamo em stick da body glide. como não está disponível em portugal, sugeri o primeiro.
      os alfinetes são obrigatórios e até tenho um conjunto “da sorte” em azul.
      abraço.

  2. Vivo em Vila Nova De Gaia e gostaria de saber onde posso comprar uma pulsseira de corrida para colocar a minha identificaçaõ,numa loja ou pela internet desde já agradeço atenção.

    1. eu tenho vindo a utilizar as Road Id, as quais poderá adquirir através do site roadid.com
      o processo de encomenda é simples e o serviço impec.
      cpts.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s