a maratona. plano de treinos. fase 3.

1 de outubro a 5 de novembro. está cumprida a 3ª e derradeira fase do plano de treinos para a maratona do porto. 4 semanas intensas complementadas com uma de descanso activo. mas acima de tudo com a satisfação do dever cumprido, sem problemas de maior, apenas umas pequenas dores decorrentes da carga intensa ao longo de 18 semanas. resultado? nunca me senti em tão boa forma como actualmente.

ouve o teu corpo! ao longo deste período percebi exactamente o significado desta expressão. o organismo é uma estrutura muito complexa, que reage aos estímulos a que é submetido e que nos transmite o respectivo feedback, permitindo-nos compreender quais desses estímulos são os mais apropriados para o fim em vista. assim sendo, através da velha fórmula de experimentar e errar até acertar, consegui encontrar o compromisso adequado entre treino, alimentação, descanso e relaxamento. aprendi muito ao longo destes meses, fui paciente e conquistei várias pequenas vitórias ao longo das semanas, nunca queimando etapas nem forçando para lá dos meus limites. em definitivo não vivo para correr, corro para melhor viver!

resultado: 220 km percorridos em 14 treinos. acumulado: 720 km e 50 treinos.

como estou fisicamente? que alterações são mais perceptíveis? estou marginalmente mais magro, dado que apenas perdi 1,2 kg. mais a maior diferença foi na diminuição da massa gorda, a qual baixou 2%. lean and mean! as mudanças na alimentação conjugadas com o intenso gasto calórico trouxeram de volta o perfil da década anterior. o colesterol voltou ao patamar desejável e o imc permanece na faixa saudável.

nestes indicadores não posso dizer que tenha tido alguma surpresa, pois as alterações foram lentas e previsíveis. o contrário é que teria sido alarmante.   

resultados: peso inicial: 76,1 – 75,6 / 75,1 / 74,9; % gordura inicial: 10,1 – 9,7 / 8,9 / 8,1; colesterol total inicial: 177 – 216 / 178 / 170; imc – 22,8 / 22,4 / 22,2; calorias gastas – 18800. acumulado: 60000.

está feito. plano cumprido, motivação em alta, vontade de vencer o desafio. 50 treinos de corrida e 20 sessões complementares ( total condicionamento e pilates ). muitas horas de dedicação, muita “ginástica” para encaixar todo este projecto no dia-a-dia pessoal e profissional. terá valido a pena? resposta no dia 7 de novembro. em directo do porto.

ritorna vincitor.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s