o dia seguinte. a alegria de ter cumprido o objectivo, a descompressão a seguir a semanas de dedicação em que adaptei o meu dia-a-dia em função de atingir a meta a que me propus. mas como reage o corpo nas horas seguintes ao esforço intenso a que foi submetido?
surpreendentemente bem. algumas dores nas pernas, nomeadamente nos quadricípites e algum desconforto na zona lombar. nada de anormal nem muito diferente daquilo que já senti depois de uma 1/2 maratona. contava estar mais fatigado e dorido, mas tal não aconteceu devido à forma como abordei a 1ª hora após a maratona. o segredo? começar a recuperação o mais rapidamente possível a seguir à prova. hidratar para reposição dos líquidos e sais minerais no organismo, comer algo que reponha alguma energia e um banho de gelo para reparar os tecidos e músculos e acelerar a eliminação do ácido láctico que se acumulou ao longo de horas de esforço. 3 medidas simples mas muito eficazes.
hoje nada de esforços desnecessários, tem sido um dia para relaxar e comer bem. amanhã uma sessão de pilates para alongar e uma massagem de recuperação. na 4ª feira uma caminhada ligeira e penso voltar a correr lá para sábado, 30′ ou 40′ minutos muito leves.
e já estou a pensar na próxima. assim que abrirem as inscrições para a maratona de nova iorque de 2011 irei tentar a minha sorte. pode ser que consiga lugar logo à 1ª tentativa. tentar não custa.
para o projecto entram mais 42,00 euros.
Parabéns campeão!
Eu sempre disse que irias conseguir! A máteria estava bem estudada, antes, durante e após a prova disso as 3 medidas eficazes que referes.
Assim é que é, “alma” de vencedor, ainda não saiste de “uma” e já estás com o pensamento na próxima.
Tenta então fazer a inscrição na Maratona de Nova Yorque, e mesmo que não consigas em 2011 se fizeres a inscrição durante 3 anos seguidos, na 4ª. a organização garante a presença.
Forte abraço e boa recuperação amigo!
obrigado fábio. sei que também chegarás a esta meta, espírito de corredor já tú tens. é indiscritível a sensação que nos invade quando cruzamos a linha de chegada. naquele momento sentes que tudo valeu a pena.
grande abraço.
p.s.: no dia 5 de dezembro conto fazer a meia de lisboa para ajudar um amigo a tornar-se maratonista.
Então que venha Nova Iorque, Nada melhor que uma maratona mítica para melhor o tempo feito no Porto!
E pode passar o seu projecto de correr uma meia maratona em cada continente para correr uma maratona em cada continente!
Gostei, muito, tanto do da recuperação que fez após a prova bem como do seu plano de treino para esta semana. Estamos em presença de um atleta que sabe, muito bem, gerir o seu treino e recuperação o que é extremamente importante.
Já agora como fez o seu banho de gelo? Eu recorro muito a água fria nas pernas é pés no final do duche e dá bom resultado.
Um abraço.
aí está jorge, agora terá que ser uma maratona em cada continente :)
o meu banho de gelo consistiu em encher a banheira, mas só até ficar com as pernas cobertas de água. sentado nunca deixar a altura da água ir além do umbigo. 3 sacos de gelo lá para dentro e permaneço até um máximo de 10 minutos, mexendo sempre as pernas para evitar a ocorrência de hipotermia precoce. a seguir faço um intervalo de 5 minutos, seguido de nova imersão de 3 a 5 minutos. depois um duche de água tépida para terminar. é remédio santo. o ácido láctico desaparece muito mais rapidamente, os músculos recuperam muito mais depressa e nada daquelas dores horrorosas de que tanto ouvi falar. faço este tipo de recuperação em todos os treinos superiores a 25 km. resulta e aconselho. o frio nem se sente, tal é o alívio proporcionado.
abraço.