treinando e aprendendo. agora que o objectivo está cumprido, quais os ensinamentos mais importantes a reter de todo o processo? escolhi dez, aqueles que do meu ponto de vista fizeram a diferença pela positiva.
1- fazer a inscrição imediatamente a seguir à tomada de decisão
pelo impacto psicológico e pelo comprometimento daí decorrente.
2- ter um plano de treinos realista
adequado às capacidades físicas e disponibilidade de tempo. e ter em conta que, no limite, é melhor ter um mau plano do que não ter plano nenhum.
3- estar preparado para fazer alguns ajustes no dia-a-dia
cumprir um plano de treinos para uma prova exigente como a maratona implica sacrifícios, tanto a nível pessoal como profissional.
4- adoptar um objectivo realista
pode ser terminar, baixar das 6, 5 ou 4 horas, o que for! tem é que ser realista e ajustado à capacidade individual de cada um.
5- complementar o treino com outras actividades aeróbicas
natação, condicionamento total, body pump, qualquer actividade que complemente a corrida e trabalhe outros grupos musculares.
6- incluir uma rotina periódica de alongamentos
fundamental após cada treino. alongar para manter os músculos mais elásticos, prevenindo lesões. pilates sempre que possível pelos efeitos benefícos a nível postural e de respiração.
7- massagem desportiva de recuperação
conhecer um fisioterapeuta desportivo é como ter um seguro de saúde. há uma altura em que vamos ter que recorrer a ele. fazer com regularidade e com carácter preventivo.
8- ouvir o corpo
descansar é parte integrante e fundamental do treino. forçar para além dos nossos limites é meio caminho andado para lado nenhum.
9- regime alimentar adequado
somos aquilo que comemos. variedade e equilíbrio são essenciais.
10- suplementos multi-vitamínicos
vitaminas, sais minerais, oligo-elementos e anti-oxidantes. a alimentação no dia-a-dia nem sempre proporciona as doses necessárias. a toma de um suplemento ajuda a combater o enorme stress oxidativo a que o organismo é submetido, e contribui para reforçar as defesas do mesmo.
“ter clareza de propósitos e de objectivos, paixão pelo que se faz e coragem para fazer escolhas e segui-las, mesmo que aos outros pareça estranho. em resumo, determinação e disciplina.” as palavras são de cathy o´dowd, a primeira mulher do planeta a subir o monte everest pelas vertentes norte (25 de maio 96) e sul (29 de maio de 99).
com humildade, faço minhas as palavras dela.
Perfeito!
Não falta nada!
Parabéns Paulo!
Grande inspiração e motivação para eu realizar a Maratona!
O Jorge Branco, entendido na matéria, com um só adjectivo disse tudo…”perfeito”.
Vou tomar notas ou copiar o texto para no futuro , talvez no próximo ano, tente seguir à regra os 10 mandamentos!