qual o desporto mais praticado em munique?
pela quantidade de gente que se vê correr nos parques, a corrida parece ser bastante popular. porém, após uma observação mais atenta, facilmente se concluí que não suplanta o “erguer a caneca”. um “desporto” com uma enorme legião de praticantes de ambos os sexos, no qual a performance não se mede em horas, minutos e segundos, mas sim em… litros. ainda bem que a cerveja é uma bebida muito completa, pois tem uma série de nutrientes que comprovadamente fazem bem à saúde, desde que ingerida com moderação. assim sendo, resolvi fortalecer o organismo e provar as seis marcas lá da terra, para ver qual delas me fazia sentir mais saudável. uma experiência em prol da ciência…
hacker-pschorr, lowenbrau, augustiner, hofbrau, spaten e paulaner. todas produzidas desde há séculos em munique, umas mais veneradas do que outras, para mim todas boas. mas na realidade umas mais saborosas que outras. a minha preferida? augustiner, variedade edelstoff. seguem-se paulaner, hacker-pschorr, hofbrau, lowenbrau e spaten. podem ser provadas em diversas variedades, mas as mais comuns são as weiss, pils e lager. para as apreciarmos devidamente convem estarmos no cenário adequado. e esse cenário tem que ser obrigatoriamente as cervejarias que cada marca possuí. espaços enormes e sempre animados, com a inevitável banda bávara vestida a rigor e tocando as canções típicas do folclore local, e sempre com muita, mas mesmo muita cerveja. em geral o ambiente é muito variado, sempre apinhado de locais e turistas em igual proporção. simplesmente pelo prazer de beber ou acompanhando as incontornáveis salsichas.
tenho a dizer que a experiência “científica” correu muito bem. normalmente saía do local de “tratamento” com uma agradável sensação de leveza. no organismo, bem entendido, pois na carteira a história foi outra…
prost!