parque da bela vista.

o parque da bela vista é a segunda maior área verde da cidade, a seguir ao parque florestal de monsanto. inserido na malha urbana da capital, é delimitado pelas avenidas almirante gago coutinho, josé régio, dr arlindo vicente e estados unidos da américa, servindo a zona noroeste de lisboa e os bairros de chelas e das olaias.

o parque da bela vista é composto por 74,5 ha e está «dividido» em 4 zonas:

campo de golfe – 14,8 ha;

zona norte – ainda por arranjar, perfazendo 4,7 ha, entre as avenidas gago coutinho, marechal gomes da costa e a rua da graça;

zona centro – integra a quinta da bela vista, num total de 31 ha, local onde se tem realizado o rock-in-rio;

zona sul – com 23ha e que são o somatório das quintas do pomberio e do polção, das quais apenas 7 ha são espaço verde. as duas partes do parque (norte e sul) estão ligadas por um amplo viaduto sobre a avenida marechal antónio de spínola, o que permite explorar a totalidade do seu perímetro.

o parque da bela vista oferece grandes zonas arborizadas de prado e de relvado, recortadas por uma rede extensa de caminhos. o aspecto rural das antigas quintas que o integram foi preservado, e na sua extensa área encontram-se vários exemplos de fauna e flora portuguesas e uma grande variedade de aves. o seu ex-libris é a clareira central, assente num vale arredondado que desce suavemente para sul em direcção ao rio, onde se encontram um parque de merendas, o circuito de manutenção e um polidesportivo. as zonas altas são miradouros que possibilitam uma ampla vista sobre a cidade e o tejo.

o estado de conservação do parque é satisfatório, sendo que nesta altura do ano se encontra bastante verde. os equipamentos que o complementam estão igualmente num estado razoável, tendo ficado com a sensação de que a vigilância do parque e a preservação de todos os equipamentos que disponibiliza não deve ser tarefa fácil. o que é público nem sempre é estimado por aqueles que deveriam ser os mais interessados na sua preservação…

os caminhos do parque proporcionam um bom treino, dado as características do terreno que satisfazem todos os gostos. zonas planas complementadas com subidas e descidas de todos os tipos, além de ser suficientemente extenso, permitem variações de percursos e de andamentos de forma a que não se torne repetitivo ou monótono.

descobri no parque da bela vista um local agradável para correr, com vista sobre a cidade e o rio.

características do percurso – piso: duro; perímetro: 5 km; retorno: não (circular); água: sim; estacionamento: fácil; grau de dificuldade (1 a 5): 3,5; coordenadas gps: n37º 75.039′, w9º 12.475′; altimetria: gráfico abaixo.

Anúncios

6 comments

  1. Um dia irei experimentar correr nesse Parque só o conheço do Rock in Rio cheio de gente.
    Boas corridas
    com os cumps
    J.Lopes

    1. a segurança dos locais que visito é um aspecto sobre o qual procuro sempre tirar algumas conclusões e, nesse aspecto, sou muito cuidadoso. relativamente ao parque da bela vista diria que, em horário diurno, é um local onde se pode correr ou andar sem qualquer problema. no entanto, dado a sua extensão, existem locais mais isolados onde por vezes se está completamente sózinho, pelo que, em caso de dúvida, utilize os caminhos mais centrais. vale a pena conhecer.

    1. no início de março estava tudo em boas condições, tanto o circuito dedicado à corrida como a ciclovia. nesta altura e por causa do rock in rio o acesso deverá ficar condicionado por umas quantas semanas. porém, em condições normais, continua a ser um espaço muito aprazível. boas corridas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s