jamel balhi. corredor do mundo

“um estranho é um amigo que ainda não conhecemos.”

andava em busca de um livro sobre viagens na patagônia quando me deparei com no coração das américas. comecei a folheá-lo, fui lendo alguns trechos e… fiquei agarrado. pelo tema, pela qualidade da escrita, pela corrida, pela narrativa da travessia de anchorage até ushuaya, 24.000 km de pura aventura. apresento-vos jamel balhi.

jamel balhi é um francês de lyon, nascido a 12 de abril de 1963. foto-jornalista de profissão e corredor por opção, foi o primeiro homem a correr à volta do mundo sem qualquer assistência, tendo atravessado 184 países e percorrido mais de 250.000 km. esta fantástica odisseia já leva mais de 25 anos, tendo começado em 1985 com uns “modestos” 850 km que ligaram paris a munique. desde então não mais parou.

correr e fotografar tornaram-se a sua forma de partilhar o mundo. os seus textos e imagens são o testemunho da época caótica em que vivemos: guerras, poluição, trabalho infantil, escravatura moderna. mas também nos mostram a face positiva, a esperança e o humanismo que existem e nos fazem acreditar num mundo melhor. as suas reportagens aparecem regularmente em jornais e revistas francófonas de referência, tendo igualmente sido publicados alguns livros onde narra as jornadas que mais o marcaram.

fica a sugestão para conhecer este extraordinário globetrotter.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s