parque josé gomes ferreira.

josé gomes ferreira, escritor e poeta nascido no porto a 9 de junho de 1900 e falecido em lisboa a 8 de fevereiro de 1985, dá o nome ao 5º maior espaço verde da capital.

a mata de alvalade, como é vulgarmente conhecido, é um espaço de 10 ha cuja criação remonta à década de 40, por via do rasgamento das novas avenidas projectadas por joão faria da costa, mentor de importantes projectos urbanísticos da capital. em 1951, o jovem arquitecto-paisagista gonçalo ribeiro telles desenvolve o projecto que dá ao local a sua configuração actual e, passadas cinco décadas, a c.m.l. presta homenagem a josé gomes ferreira mediante a atribuição do seu nome ao parque.

situado na zona oriental da cidade e de dimensão média, possuí, ainda assim, uma rede de caminhos pedestres, área de merendas, área para idosos, parque infantil e um circuito de manutenção. a densa vegetação existente no parque, dominada por cedros-do-buçaco e ciprestes, e rodeado por manchas de pinheiros mansos, confere ao espaço um ambiente bucólico, remanescente das antigas quintas que o constituem ( alvalade, charca e narigão ), quase nos fazendo esquecer que estamos a dois passos do aeroporto.

é limitado pela av. do brasil, pela av. alm. gago coutinho e r. prof. veiga beirão, tendo uma configuração triangular e um perímetro de 1,4 km. os caminhos interiores que o cruzam possibilitam mais 2,2 km de percurso, o que totaliza 3,6 km para serem percorridos num dos mais simpáticos espaços verdes da capital.

um parque pequeno mas cheio de personalidade. a visitar.

características do percurso – piso: duro; perímetro: 1,4 km; retorno: não (circular); água: sim; estacionamento: fácil; grau de dificuldade (1 a 5): 2; coordenadas gps: n38º 45.567′, w9º 07.815′; altimetria do perímetro: gráfico abaixo.


Anúncios

2 comments

  1. Excelente local de treino que usei muitas vez quando vivia em Lisboa.
    Para quem quiser ter acesso a balneários pode usar o Estádio 1º de Maio (Estadio do Inatel) que fica bem perto, ou mesmo o Estádio Universitário (um pouco mais longe).
    É um excelente zona de Lisboa para treinos pois é perfeitamente possível fazer uma triangulação entre esse parque e os estádios que citei variando imenso os percursos ou até para fazer treinos longos.
    Mesmo a ligação entre o Estádio Universitário e o Estadio do INATEL embora estejamos numa zona central de Lisboa tem algumas alternativas que ajudam a fugir as ruas onde o trânsito é mais intenso.

    1. caro jorge, tenho a intenção de fazer a triangulação entre os 3 espaços que menciona e assim apresentar mais um percurso na cidade. se quiser dar uma sugestão fico grato, pois sei que conhece bem a cidade. a minha única preocupação é escolher percursos que possam ser percorridos em segurança. um abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s