percurso dos 3 faróis.

mama (ca 1857 – 15 m), esteiro (1914 – 15 m) e gibalta (1914 – 21 m). três faróis que definem o enfiamento de entrada da barra sul do porto de lisboa, os quais, pelo seu posicionamento geográfico, permitem um excelente percurso que liga a serra ao mar.

a serra de carnaxide acolhe o farol da mama. instalado num local que vai sendo progressivamente urbanizado por todo o tipo de edificações, ergue-se uma construção branca e assente em três pés (parece um foguetão), que nos brinda com uma espectacular panorâmica de 360º sobre vários locais da grande lisboa. é justamente da base do farol que dou início a este percurso.

desço a elevação na qual o farol se situa e percorro a via que o rodeia, como aquecimento para o resto do percurso. de seguida dirijo-me para a estrada da amadora e sigo até ao ponto onde esta é interceptada pela estrada da mina, pela qual desço a serra de carnaxide até apanhar a estrada do desvio. é esta via que faz a ligação com a av. tomás ribeiro, a qual me faz entrar na 2ª parte do percurso, tendo percorrido 6,5 km.

a av. tomás ribeiro liga carnaxide a queijas, passando por linda-a-pastora. seguindo o seu traçado cruzo o rio jamor, passo pelo santuário da sra da rocha e sigo até à igreja perto do hotel amazónia, onde corto à esquerda para descer a rua manuel pereira de azevedo, no fim da qual encontro o túnel que atravessa a a5 e permite o acesso aos terrenos do estádio nacional, mesmo junto ao club house do golfe. aqui chegado, percorro a estrada que sobe em direcção à av. pierre de coubertain e, logo após a praça da maratona, acedo à mata do estádio e ao caminho que leva até ao segundo farol deste percurso.

a partir daqui o trajecto decorre num dos meus circuitos de trail preferidos. exigente quanto baste e com vistas magníficas sobre o vale do jamor e a barra do tejo, chego ao farol do esteiro após ter percorrido 3,1 km. esta edificação de formato quadrangular  surge numa clareira no meio do pinhal, e está dentro de um perímetro vedado para evitar visitas indesejadas.

deixo este local para trás e, antes de rumar ao terceiro farol, dou uma volta pela mata para adicionar uns km a este percurso (em linha recta a distância entre os dois faróis é de apenas 760 metros). de regresso ao ponto inicial de acesso à mata, desço a av. pierre de coubertain e sigo em direcção à marginal. existem duas opções, mas eu optei pela mais longa, evitando desta forma as obras (paradas à meses) junto aos semáforos da cruz quebrada. assim sendo, atravesso o complexo de canoagem e apanho o caminho paralelo ao rio jamor, pelo qual vou até à estação de comboios da cruz quebrada e  av. ferreira godinho até aos semáforos. aqui chegado, percorro o troço final até ao farol da gibalta, subindo a marginal pela encosta que lhe dá o nome (mas mais conhecida por alto da boa viagem). foram os derradeiros 5,4 km do percurso dos 3 faróis.

chego finalmente ao destino final, defronte da torre cilíndrica branca e vermelha, que saúda os marinheiros à entrada da barra sul da cidade de lisboa. bem-vindos. welcome. bienvenues. willkomen.

características do percurso – piso: misto; distância total: 15 km; retorno: não; água: sim; estacionamento: fácil; grau de dificuldade (1 a 5): 4; coordenadas gps do ponto inicial: n38º 43.290′, w9º 13.635′

Anúncios

One comment

  1. Bem perto do farol existente na mata do Estadio Nacional está a outra “mama”.
    Era pelo enfiamento das mamas que se tirava a entrada no estuário do Tejo.
    Perto dá á mama do Estadio Nacional também há uma capela (não em lembro o nome) que fica por cima da subida da subida da boa viagem,
    Excelente o seu treino.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s