26,2 milhas. 42,195 km

26,2 milhas, 42,195 km. Esta é a distância oficial da maratona. Mas sempre me interroguei porquê, qual a razão desta distância tão peculiar, naquela que é a mais aspiracional de todas as provas de fundo. Para conhecer o porquê, tive primeiro que recuar até 490 a.c., parar em 1896 e depois avançar até 1908. Uma história surpreendente.

Celebrem. nós vencemos!“. Esta foi a expressão gritada por Filípides assim que entrou em Atenas. De seguida tombou desamparado, morto pela exaustão. O ano era 490 a.c. e Filípides tinha acabado de correr as 25 milhas/40,225 km desde Maratona até Atenas, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas na batalha de Maratona. Porém, esta distância foi o culminar de um intenso esforço desenvolvido ao longo de três dias seguidos e, curiosamente, o mais curto de todos. Dois dias antes, o mensageiro tinha saído de Atenas em direcção a Esparta, de forma a pedir reforços para o confronto que estava prestes a ter lugar, prosseguindo daí até Maratona, cobrindo uma distância total de 150 milhas/241,35 km. Uma jornada feita com grande urgência, através de um terreno montanhoso e sob um sol escaldante.

O poderoso exército persa, estimado em 60.000 homens, preparava-se para tomar Atenas. Porém, o exército ateniense, composto por uma força bastante inferior, enfrentou o inimigo na planície de Maratona e, devido a uma táctica de batalha inovadora, derrotou o rival, salvando assim Atenas e os seus habitantes de um fim trágico.

Filípides terá corrido, antes e depois da batalha, de uma forma desumanamente intensa, sabendo que o destino de Atenas dependia da força e resistência das suas pernas. Primeiro para pedir ajuda e se inteirar da situação no local do confronto entre gregos e persas, depois para trazer a boa nova à cidade em perigo.

Ficou a lenda desde então. Até que em 1896, ano dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizados na cidade de Atenas, o feito de Filípides é celebrado com a realização de uma prova, à qual é dado o nome de maratona, com uma distância na ordem das 25 milhas/40 km, o comprimento que desde sempre separa Atenas de Maratona. Mas então porquê as 26,2 milhas/42,195 km da actualidade? É aí que entra o ano de 1908 e os Jogos Olímpicos de Londres.

Nestes jogos, a maratona foi disputada pela primeira vez na distância de 26,2 milhas/42,195 km, de maneira a que a família real pudesse acompanhar a largada da prova dos jardins do palácio de verão, fazendo assim com que a distância a ser percorrida pelos maratonistas ganhasse mais 2.195 m, além dos 40 km originais. Tão curioso quanto isto.

One comment

  1. Olá
    Interessante descrição da maratona
    conhecia a 1ª parte da história mas desconhecia o pormenor dos 2 km a mais
    continue a correr
    com os cumps
    J.Lopes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.