carlos sá. salvo raras excepções, este nome nada dirá à maioria de nós praticantes de corrida. mas devia. porque é um atleta extraordinário, daqueles que corre por gosto e um exemplo de dedicação e persistência. já venceu o le grand raid des pyrénées, foi vice-campeão do circuito alpino espanhol e, no passado mês de abril, concluiu a mítica marathon des sables na 8ª posição. mas não é tudo.
na recente edição do ultra–trail du mont-blanc, chegou, viu e venceu. não foi o primeiro a cortar a meta, mas para mim foi o grande vencedor.
“é uma grande satisfação acabar em 5º lugar, à frente desta gente toda.”
essa “gente toda” é a elite mundial da modalidade, na mais concorrida edição de sempre. à sua frente ficaram apenas os “prós”, patrocinados pelas grandes marcas de material desportivo e que disputam o circuito mundial da especialidade. os que se fazem acompanhar por um staff para que eles se preocupem apenas em correr.
pois carlos sá enfrentou-os e mostrou fibra de grande campeão. confiando nas suas capacidades e, indiscutivelmente, numa indomitável força de vontade e enorme espírito de sacrifício. três factores que fazem dele um caso sério na modalidade e que, espero, lhe tragam o reconhecimento e apoios que merece para continuar a competir ao mais alto nível.
de barcelos para o mundo. em representação do team chaymit – challenge your limit. por portugal, em nome de todos nós.