imagine uma prova de 35 km, a começar às 9H30 da manhã, com uma temperatura acima dos 30ºc e em que o ponto mais alto é atingido decorridos 29,5 km. parece duro? e foi! muitíssimo. bem-vindos ao II trail das terras do grande lago.
o trail das terras do grande lago é uma prova linda mas muito exigente. nada de planícies a perder de vista. antes pelo contrário, pois as subidas foram muitas e para todos os gostos. mas o grau de dificuldade foi atenuado por dois factores: a vista e o silêncio. são 35 km por montes, vales e pouca planície, que começa na aldeia do grande lago do alqueva e termina no centro da vila de portel. todo o evento é muito bem organizado e sentimo-nos bem recebidos.
percorrer 35 km e estar 4h30 em cima das pernas dá-nos muito tempo para pensar, ordenar ideias e emoções. esta é a verdadeira essência do trail, comungar com a natureza e conviver com os companheiros de ocasião durante uma jornada dura. aqui não é cada um por si, pois em dado momento vamos precisar uns dos outros. ninguém regateia esforços, ninguém fica para trás.
a minha prova foi muito simples. partida, ir indo. correr sempre que possível, caminhar quando necessário. ajudar e ser ajudado. chegada.
está feito mais um treino longo para a maratona. mas este doeu. perdoem-me a comparação, mas ao pé duma prova destas a maratona parece um passeio de domingo!
o alentejo é plano. pois, mas não por estas bandas.
Pois é Paulo, quem disser que o Alentejo é plano tem mesmo que ir até Portel e imediações…
A beleza do percurso faz esquecer a sua dureza mas também é nestas provas difíceis que percebemos a grandeza de correr e o sentido de chegar à Meta. Parabéns!