A maratona do Jubileu.

Comemora-se este ano o 100º aniversário das Olimpíadas de 1912, as quais, para nós portugueses, ficaram marcadas pela tragédia decorrente da morte do maior maratonista português da sua época, Francisco Lázaro, a primeira de sempre no decurso de uma competição olímpica.

A maratona foi a prova que suscitou maior entusiasmo entre o público sueco, o qual, no dia 14 de julho, lotou por completo o estádio olímpico de Estocolmo para assistir à competição mais emblemática da V Olimpíada. Milhares houve que não conseguiram lugar no estádio, tendo optado por assistir à prova ao longo do percurso.

Dos 98 corredores de 19 países admitidos a competir, 69 apresentaram-se na linha de partida. O dia apresentou-se invulgarmente quente, com uma temperatura a rondar os 32ºC, o que fazia antever dificuldades acrescidas para os atletas que tinham pela frente 40,2 km num percurso exigente.

No dia 14 de julho realizar-se-á a maratona do Jubileu, prova que assinalará o centenário do evento que decorreu nos Jogos Olímpicos de Estocolmo. O percurso será, quase na íntegra, aquele que os atletas percorreram em 1912, e contará à partida com um contingente de quase seis dezenas de corredores portugueses que, ao atingirem o km 30, decerto prestarão homenagem ao compatriota que ali sucumbiu defendendo as cores de Portugal.

A morte de Francisco Lázaro será aqui contada ao longo dos próximos artigos.

Anúncios

One comment

  1. Gostava muito de fazer esta prova. Estou com dificuldade para tratar da logística, mas ainda não desisti. Parabéns pela primeira parte do artigo sobre Francisco Lázaro. Aguardo (impacientemente) a segunda parte.

    Grande abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s