a maratona de sevilha.

sevilha está conquistada. participar nesta prova foi uma decisão de recurso, mas que culminou numa excelente experiência e num óptimo resultado. as indicações que tinha sobre este evento eram as melhores, pelo que a participação no mesmo comprovou e até superou as expectativas iniciais. aqui ficam as minhas impressões da prova que, em 2011, foi considerada a melhor maratona do país vizinho.

organização

uma maratona com 28 edições pressupõe um grau de experiência organizativa elevado que o imdinstituto municipal de deportes – fez questão de demonstrar. o estádio olímpico de sevilha é o palco principal do evento, servindo de base para a partida e chegada da prova, bem como para a feira da maratona. a pasta party e o almoço de encerramento decorreram na isla magica, aproveitando a estrutura que ali existe em termos de restauração. tudo bem oleado e servindo os 5.500 atletas e acompanhantes de forma expedita e eficaz.

feira

de dimensão reduzida mas, ainda assim, com uma boa oferta de material desportivo a preços muito convidativos, bem como de serviços relacionados com a corrida. o espaço servia também de local de levantamento dos dorsais e kit de participante, decorrendo tudo de forma simples e rápida.

com a graça roldão e a paula santos na feira e antes da prova.

participação

a maioria dos participantes (95%) são atletas espanhóis, sendo o contingente português o mais numeroso a nível de estrangeiros, fruto da popularidade que a prova granjeou entre nós e da proximidade a que se encontra. limitada a 5.500 lugares, é um evento de características médias que impõe um cut time de 5h. quem chega fora deste limite é como se não tivesse participado, não aparecendo na classificação oficial.

percurso

quase plano e (por vezes) monótono. traçado nas longas e largas avenidas periféricas da cidade, com uma ou outra breve incursão pela zona mais cêntrica. sevilha tem uma dimensão considerável, pelo que traçar um percurso de maratona nas suas artérias obriga a fazer escolhas no sentido de não interromper os principais eixos de circulação na cidade.

no entanto, como contraponto à monotonia do percurso temos a fantástica adesão dos sevilhanos à sua prova, os quais tomam de assalto as ruas ao longo do mesmo, incentivando ruidosamente os corredores. são milhares e de todas as idades, fazendo uma festa dentro da grande festa que é esta prova. no aspecto técnico constatei a presença regular das equipas de assistência médica, a marcação do percurso a cada 5 km e abastecimentos em número adequado, mas apenas cumprindo os mínimos exigíveis (água, isotónico e laranja). a falta de uma ou duas estações com gel ou outros açucares é uma falha que a organização deveria ter em conta.

objectivo superado. tempo oficial 3h39m42s.

a maratona de sevilha é um evento que nos faz sentir benvindos. a dedicação e simpatia dos voluntários é enorme, tudo fazendo para que a experiência seja memorável. não existirão muitas provas por esse mundo fora que, pelos 21,00 € que custou a inscrição, proporcionem um retorno comparável ao que se obtém neste evento. no meu caso com um bonús extra: complementado com um recorde pessoal.

esforço recompensado…

Anúncios

3 comments

  1. Olá, Paulo
    Parabéns pelo excelente resultado alcançado em Sevilha e por ter “visitado” o cidadãode corrida, dando-me oportunidade de conhecer o Kmepalavras, que está muito bem estruturado e já coloquei na minha barra lateral.
    Foi um prazer ter partilhado a companhia consigo e com o João Faustino no alojamento onde pernoitámos.
    Abraço.

    1. Parabéns Amigo!

      Pelo recorde pessoal e pelo excelente relato, que só veio confirmar o que dizem desta prova! Ao ler o teu texto fiquei com vontade de lá ir no próximo ano! Continuação de bons treinos/ corridas e um Abraço!

  2. Olá Paulo
    Para que fique escrito, renovo os parabéns pela tua prestação desportiva,
    conseguiste atingir o objetivo que pretendias.
    um dia ainda hei-de correr como tu
    Tenho que treinar bem e muito :):)

    continua atreinar
    agora com um olho na próxima prova

    com os cumps
    J.Lopes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s