rotas e percursos de monsanto.

de seara e pasto para gado até parque florestal foi um longo percurso que ficou determinado em 1934. depois de vários anos e iniciativas tendentes a arborizar a serra de monsanto, levadas a cabo por governantes e técnicos camarários, duarte pacheco formaliza a criação do parque florestal de monsanto, sujeitando o mesmo ao regime florestal total quatro anos mais tarde. criou assim as condições para que uma área de aproximadamente 1000 ha no coração da cidade ficasse, daí em diante, para usufruto de várias gerações de habitantes da capital.

monsanto é um paraíso para os amantes dos desportos ao ar livre, mais ou menos radicais. a caminhar, a correr ou de bicicleta, a todos proporciona condições excepcionais para a prática da actividade favorita. passadas quase oito décadas da sua criação, o parque tem sido alvo de uma série de intervenções que o trouxeram ao século xxi em grande forma. nos últimos anos tem sido notório o esforço de ordenamento, manutenção, sinalização e limpeza da área, o que tem resultado num espaço cada vez mais agradável e utilizável, por parte de todos aqueles que o procuram. eu sou frequentador habitual, não me cansando de descobrir os inúmeros trilhos e caminhos que o pulmão verde de lisboa proporciona.

cerca de 60 km de pistas florestais atravessam o parque florestal de monsanto, aos quais foram adicionados, na última década, cerca de 25 km de caminhos mais “amigáveis”, proporcionando inúmeras alternativas de percursos. os que vou partilhar nas próximas semanas abrangem um leque variado de opções em termos de distâncias e perfil altimétrico, desde os mais fáceis (para quem procura caminhar ou correr de forma descontraída), aos mais exigentes (para quem gosta de desafios). para os menos habituados a estas incursões pela natureza quero deixar alguns conselhos respeitantes ao equipamento e segurança. em termos de equipamento a utilizar há duas peças fundamentais e que são: sapatilhas apropriadas para trail e um par de óculos. as primeiras porque permitem melhor tracção em pisos de terra e irregulares, com desníveis acentuados; os segundos porque neste tipo de percursos é habitual a passagem por locais com arbustos/ramagens ao nível da face, pelo que é fundamental proteger os olhos. no capítulo da segurança uma sugestão óbvia mas que nunca é demais relembrar: se for correr sózinho leve o telemóvel e utilize roupas de cores garridas, que contrastem com o verde e castanho predominantes. acidentes acontecem e em alguns destes percursos é habitual passarmos largos períodos sem nos cruzarmos com outras pessoas. no entanto, na maioria dos mesmos, nunca se está a mais de 5 ou 10 minutos de uma via principal, logo mais movimentada.

assim sendo e tendo em conta as particularidades dos percursos de acordo com as características acima mencionadas, na categoria dos mais fáceis vou percorrer 6 trajectos que integram o mapa geral dos percursos pedestres, propostos pela divisão de educação e sensibilização ambiental da c.m.l., e que são: volta do planalto, rota da água 1 e 2, seis pedreiras, montado de monsanto, moinhos do mocho e a alameda keil do amaral. são percursos de baixa ou média extensão (entre 3 e 8 km) e grau de dificuldade (1 a 3 numa escala até 5). no grupo dos mais exigentes em termos de extensão e dificuldade irei dar a conhecer 4 percursos, a saber: a rota da biodiversidade, pequena e grande rota circularos miradouros de monsanto.

comum a todos eles é decorrerem num local que é um santuário natural, pelo que existem regras fundamentais a respeitar:

nada tirar excepto fotos, nada deixar senão as pegadas, nada matar a não ser o tempo. 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s