pequena rota circular de monsanto.

vila guiné. um aprazível parque de merendas que serve de ponto de partida e chegada para este percurso circular. a decisão de seguir o trail para o lado direito (direcção estrada da serafina) ou lado esquerdo (direcção estrada do outeiro), tem a ver com o grau de esforço que quero despender nesse dia em particular. mais pormenores adiante…

tomo o trail pela direita e sigo paralelo à estrada da serafina. passo pelo acesso ao clube português de tiro, a seguir pelo espaço monsanto e, mais adiante, após cruzar a av. 24 de julho, o caminho das pedreiras, o qual permite aceder ao complexo do parque recreativo do alto da serafina. mantenho-me no trail e continuo até entroncar na estrada da bela vista, que me brinda não com belas vistas mas antes com uma valente subida de 2,2 km! no sentido ascendente este troço está aberto ao tráfego automóvel, existindo porém a ciclovia que permite percorre-lo em segurança. atinjo o ponto mais alto deste percurso frente ao desactivado restaurante panorâmico de monsanto, contíguo ao complexo militar pertencente à marinha e, findo este obstáculo, viro à esquerda e estou na av. tenente martins, o qual me dá tréguas e leva até às rotundas de monsanto.

ali chegado e sempre pela esquerda percorro o viaduto que atravessa a a5, em direcção à estrada do alvito. faço o atravessamento na passadeira e retomo o trail paralelo à mesma, até chegar à intersecção com a estrada dos montes claros. viro à direita e sigo pelo circuito de manutenção, passo pelo anfiteatro keil do amaral (excelente panorâmica da cidade e da ponte sobre o tejo), continuando até à rotunda que faz a ligação com a estrada do penedo.

atravesso a via, percorro os metros finais da montes claros e estou no início da estrada do outeiro. a partir daqui são 1,5 km a descer por um trail exigente (existe sempre a possibilidade de ir pelo alcatrão), até chegar à parte mais plana (frente ao bairro da boavista) e final do percurso, de volta à vila guiné.

características do percurso – piso: misto (80% terra/20% alcatrão); distância: 10,4 km; retorno: não (circular); água: sim (est. da bela vista e anfiteatro kiel do amaral); estacionamento: fácil; grau de dificuldade (1 a 5): 3; coordenadas gps do ponto inicial: n38º 44.201′, w9º 11.999′; altimetria: gráfico abaixo.

nada tirar excepto fotos, nada deixar senão as pegadas, nada matar a não ser o tempo. 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s