rota da água. percurso 1.

espaço monsanto. uma infra-estrutura da c.m.l. onde se podem obter diversas informações sobre o parque florestal e ponto de partida para os percursos da rota da água.

saio do parque de estacionamento principal e sigo pela direita no trilho paralelo à estrada da serafina, tendo do outro lado da via a vedação que marca os limites do espaço biodiversidade. chego ao cruzamento com a av. 24 de janeiro e faço o primeiro de cinco atravessamentos de vias deste percurso. sigo pela berma da estrada, passo pelo acesso ao parque recreativo do alto da serafina e, um pouco adiante, retomo o trilho e prossigo até chegar à entrada do antigo restaurante “papagaio da serafina”, onde atravesso a via para aceder ao parque da pedra.

pelo caminho principal desço uma dezenas de metros até ao parque de merendas, onde tomo o desvio que pela esquerda me leva por entre duas antigas pedreiras e em direção à rua do aqueduto das águas livres, a qual atravesso para apanhar o caminho que percorre as traseiras do bairro da serafina e que vai desembocar na pista do aqueduto. é neste ponto que observo, do lado direito, o começo do troço aéreo do aqueduto das águas livres sobre o vale de alcântara, imponente nos seus 941 m de comprimento.

sigo o percurso pela esquerda, acompanhando os respiradouros do aqueduto, numa longa recta com vistas amplas sobre a cidade. chego ao parque do calhau e curvo ligeiramente à esquerda para me manter na pista do aqueduto, no final da qual e após uma ligeira subida deparo com o muro da quinta do palácio do marquês de fronteira. sigo pela esquerda para, uns metros adiante, virar à direita e estou de novo na av. 24 de janeiro, a qual cruzo pela segunda vez.

retomo a pista do aqueduto que recomeça entre a parte desta estrutura que “sobe” à superfície e a vedação que delimita o espaço biodiversidade. um pouco adiante deixo de ter a vedação do lado esquerdo e prossigo em direcção à mata de são domingos de benfica, cujo início é marcado por uma pequena ponte. continuo sempre em frente pelo caminho principal, passo a parede de escalada situada à direita, local após o qual o percurso segue o caminho mais à esquerda subindo até um pequeno miradouro, continuando a acompanhar os respiradouros. do lado esquerdo existe um muro de pedra que termina num cruzamento de caminhos, sigo em frente e ligeiramente à esquerda, entrando na pista do caminho da água que vai desembocar na estrada da serafina. atravesso esta via uma vez mais e entro no trilho que segue balizado e paralelo à mesma, de regresso ao ponto de partida.

características do percurso – piso: misto (terra batida, empedrado e alcatrão); distância: 7,4 km; retorno: não (circular); água: sim (em vários pontos); estacionamento: fácil; grau de dificuldade (1 a 5): 2; coordenadas gps do ponto inicial/final: n38º 44.466′, w9º 11.200′; altimetria: gráfico abaixo.

nada tirar excepto fotos, nada deixar senão as pegadas, nada matar a não ser o tempo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )