in memoriam.

aproxima-se o dia 14 de julho, data em que se assinala o centésimo aniversário da maratona dos jogos olímpicos de estocolmo. nesse dia do ano de 1912, pelas 13h48m, foi dado o tiro de partida daquela que foi a derradeira prova do nosso compatriota francisco lázaro, cuja história já aqui partilhei.

em estocolmo, pelas 12h00 no estádio olímpico, numa acção desenvolvida pela organização da maratona do jubileu e com o patrocínio do governo português, vai realizar-se uma pequena cerimónia oficial em que será descerrada uma placa em memória do nosso malogrado compatriota, a qual, decerto, irá contar com a presença do contingente luso que vai participar na prova.

como forma de prestar homenagem ao derradeiro esforço do atleta, nesse dia vou correr o percurso entre o campo do clube de futebol benfica (nas imediações da desaparecida vila operária onde lázaro viveu) e a travessa dos fiéis de deus no bairro alto (onde exerceu o ofício de carpinteiro), tentando replicar o percurso que o atleta fazia todos os dias na deslocação casa-trabalho e que servia também como treino. de seguida continuarei até à rua francisco lázaro, na freguesia dos anjos, completando assim cerca de 11 km na data que marcou de forma trágica e definitiva a história do atletismo e olimpismo português.

será um prazer ter companhia.

nota: no dia 15 de julho a xistarca assinala a data organizando a corrida memorial francisco lázaro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s