14 julho 1912 – 14 julho 2012.

hoje foi dia de homenagem. a francisco lázaro. em lisboa e em estocolmo.

ver álbum completo

10h00. campo do clube de futebol benfica. hoje com um colorido diferente por via da presença do grupo de corredores e familiares que, de maneira simbólica, quiseram prestar a sua homenagem ao atleta que há um século marcou tragicamente os anais da história do atletismo nacional. cumprimos o percurso que denominei como “rota de lázaro”, replicando a deslocação diária do atleta entre a sua casa, em benfica, e o seu local de trabalho em lisboa, na travessa dos fiéis de deus, seguindo depois até à rua francisco lázaro, artéria que a autarquia da capital dedicou em sua memória a 9 de dezembro de 1924.

a desejada vs a possível.

12h00. estádio olímpico de estocolmo. realizou-se a cerimónia oficial de homenagem a francisco lázaro, levada a cabo pelo comité organizador da maratona do jubileu, a qual contou com a presença do contingente de maratonistas portugueses que se deslocaram à capital sueca para participar na prova, bem como de representantes do governo português. o ponto alto da cerimónia constou do descerramento de uma placa em memória de francisco lázaro, a qual foi colocada na chamada “porta da maratona” do estádio olímpico.

foram envidados todos os esforços para que a placa descerrada fosse a oferecida pelos maratonistas portugueses, porém a mesma não preenchia os requisitos necessários para tal (ver comentários). ficou a promessa dos organizadores da maratona do jubileu em encontrarem um local digno para a mesma ser colocada.

a preservação da memória do passado faz parte da identidade presente e futura de um povo. orgulhemo-nos dos compatriotas que nos representaram, carregando o peso de uma nação e a esperança de cidadãos anónimos.

por mais esquecidos ou desprezados que possam estar.

em meu nome e do josé guimarães quero agradecer a todos os que nos acompanharam ao longo do percurso nesta simbólica homenagem, bem como à presença dos familiares de fl que deram um significado acrescido a este dia. também não posso deixar de mencionar a colaboração dos elementos da 20ª esquadra da psp de benfica, que discreta e eficazmente nos facilitaram a progressão ao longo do trajecto, e ainda ao director do clube de futebol benfica por ter aderido à iniciativa e nos ter aberto as instalações. um agradecimento especial à live-enter pelo registo fotográfico.

Anúncios

9 comments

  1. Paulo, eu é que agradeço pelo facto de haver pessoas como o Francisco Lázaro, bem como todos vós que tudo fazem em sua memória, elevando bem alto o seu nome e feitos. São este tipo de pessoas e iniciativas, que trazem mais pessoas para o mundo da corrida, bem como inspirador para quem por cá anda. Um bem haja, e até para o ano.

  2. Parabéns pela excelente iniciativa. Tive pena de não poder participar mas tentei dar a minha colaboração na divulgação da homenagem. Gostaria de ter uma ideia do numero de participantes pois fiquei curioso em saber a adesão que o mesmo teve.

    1. no total fomos 35 a percorrer o histórico percurso. obrigado pela ajuda na divulgação e ainda tenho mais para contar relativamente a este fim de semana de homenagem.

  3. Uma homenagem simples para um homem simples que nos deve merecer orgulho e admiração pois para a sua época foi decerto um grande atleta! Obrigado Paulo por esta iniciativa onde recordamos (e descobrimos) este Atleta, partilhando também esse gosto, essa paixão, por vezes, essa loucura que é correr!

  4. Talvez seja bom esclarecer alguns pontos no que toca à escolha da placa de homenagem no Stockholms Stadium. O Stadion é desde há muitos anos classificado como “kulturhistoriskt minnesmärke”, com a protecção mais alta segundo a lei Sueca.
    Isto significa que, para se “mudar um prego”, é necessária a autorização do Riksantikvarieämbetet (Igespar cá do sítio). No caso da placa, os requerimentos (além da estética) para colocar tal, são o interesse histórico/informativo da mesma. A placa portuguesa, não juntava pois, no que respeita à parte informativa, o mínimo dos requerimentos necessários para ser colocada no Estádio.

    1. caro júlio,
      obrigado pelo esclarecimento. não me foram transmitidos os pormenores com este detalhe, pelo que fica reposta a verdade dos factos.
      mas a portuguesa, mais visual, ficava bem junto à sueca, essencialmente factual. placas à parte, é de aplaudir a iniciativa e a recordação de francisco lázaro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s