rio mira.

é um dos rios menos poluídos da europa e dos poucos que corre de sul para norte. nasce na serra do caldeirão, a uma altitude de 470 m, e percorre cerca de 145 km até desaguar no oceano atlântico em vila nova de milfontes, em pleno parque natural do sudoeste alentejano e costa vicentina. fui conhecer o seu percurso navegável numa subida entre a foz e a vila de odemira.

o início deste passeio é no cais de milfontes, onde fui ao encontro da embarcação “duca pesca”, da empresa duca que organiza esta e outras actividades naúticas. no dia em que fiz o percurso a maré esteve bastante baixa, o que condicionou a velocidade de subida do rio mas proporcionou uma observação mais calma dos locais por onde se passou.

ao longo de 30 km tem-se a oportunidade de observar a natureza no seu estado mais puro, com as margens do rio a acolherem uma grande diversidade de aves que aproveitam a abundância de alimento existente nos sapais. também é possível ver que os montes outrora abandonados hoje revivem como magníficos locais de turismo rural ou de habitação, aproveitando a excepcional localização ribeirinha e proporcionando vistas de cortar a respiração num oásis de tranquilidade.

a chegada a odemira é bastante bonita, em que o casario branco da vila surge na encosta do monte após uma curva do rio. o barco atraca no cais local, dando a possibilidade de se fazer um passeio pela vila ou percorrer tranquilamente o jardim ribeirinho do mira até à ponte das barcas, ficando a conhecer um pouco mais da história desta simpática vila alentejana.

se estiver de férias ou de passagem pela zona de v.n. milfontes aqui fica a sugestão para uma tarde bem passada. não se vai arrepender.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s