maratona de istambul. dia-24.

enquanto corredor de pelotão e com um dia-a-dia em que, maioritariamente, as exigências decorrentes da vida profissional e pessoal se sobrepõem às da ocupação do (pouco) tempo livre, há duas questões que são recorrentes e com as quais me confrontam muitas vezes: como é que encaixo o treino para uma maratona na minha actividade diária? e como é uma semana de treino típica?

a resposta à primeira questão remete para um desejo impossível e que é: há alturas em que dava jeito que o dia tivesse umas horitas a mais! como o desejo é irrealizável só existe uma solução. qual? planeamento. mas não basta! tem que ser complementado com rigor no cumprimento de tarefas e horários. saber dar prioridade ao que é prioritário e não perder tempo com tarefas distractivas e sem valor acrescentado. assim ganho tempo, onde ele, anteriormente, parecia não existir. isto leva a que tenha dias em que ando, literalmente, cronometrado, dias que tanto podem começar às 5 ou 6 da manhã, como a umas mais normais 7 ou 8 h. pode parecer um exagero, mas comigo resulta. gosto cada vez mais de treinar ao alvorecer e desfrutar da tranquilidade que proporciona.

e como é uma semana de treino típica, específica para uma maratona? a resposta não é fácil, dado ter a ver com o objectivo pretendido. no meu caso sinto que ainda tenho margem de progressão, pelo que quero melhorar a marca conseguida em sevilha. face a esta premissa a resposta é: dura! a título de exemplo fica o registo da semana passada, a 2ª do segundo macrociclo:

2ª feira – descanso;

3ª feira – 5 km aquec. a trote + alongamentos + séries em pista ( 18 x 400 m c/ 1’30” de int. ) + reforço muscular;

4ª feira – total condicionamento + alongamentos;

5ª feira – 18 km ( ritmo maratona + 30” ) + alongamentos;

6ª feira – 45′ a 60′ corrida ( ritmo de recuperação ) + pilates;

sábado – descansei ( estava com alguma fadiga provocada pelo calor e humidade que apanhei no funchal );

domingo – 30 km ( progressivos em termos de ritmo, últimos 3 km mais rápidos e em subida ).

tenho andado na fasquia dos 70/80 km e das 12 a 15 horas semanais de treino, sendo que a presente e a próxima semanas serão ainda mais exigentes. preparar uma maratona requer sacríficios e muita, mas mesmo muita, dedicação. tem que ser algo que queremos efectivamente fazer, que não se compadece com experimentalismos e, muito menos, com improvisos. isto na perspectiva de um tipo absolutamente normal, sem particulares aptidões para a corrida e com a consciência de que o corpo já entrou na fase em que os excessos se pagam caro. mas o que me falta em habilidade natural sobra-me em persistência e convicção. se é para fazer, então tenho que dar o melhor de mim, dentro das minhas reais possibilidades. se não atingir o objectivo, paciência. há situações que escapam ao nosso controle e com as quais temos que saber lidar.

mas há uma coisa que não faço: procurar desculpas para o que deveria ter feito e não fiz!

fethetmek için istanbul.

Anúncios

2 comments

  1. Gostei de ler sobre os seus treinos para uma maratona.
    Ainda sou uma recente corredora mas, como muita gente, um dia gostava de fazer uma maratona.
    Mas é de facto algo que requer muita preparação e tempo disponível.
    Uma boa prova em Istambul!

    1. correr uma maratona foi um objectivo que sempre persegui, apesar das dificuldades que sabia ir enfrentar. chegar lá é um processo evolutivo em termos de experimentação das várias distâncias, mas já tem a 1ª meia feita, o que é um bom prenúncio. a maratona não é uma prova fácil, longe disso, mas é talvez aquela que, pelo simbolismo que possui, melhor nos define como corredores.
      bons treinos e desafie a mítica distância.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s