correr menos…

Less is more

… para correr melhor! esta é a grande resolução para 2013 no que respeita à corrida.

três macrociclos de treino, três maratonas, 2400 km percorridos. não estou saturado nem desmotivado com a corrida, longe disso, mas cheguei à conclusão de que em 2012 atingi o limite em termos de tempo e km que posso dedicar à actividade, de forma a preservar o bem estar físico, por um lado, e os compromissos familiares e profissionais, por outro.

a dedicação ao “projecto maratona” e a busca permanente de melhores marcas deixou mazelas, que no meu caso se manifestaram por uma maior predisposição para lesões, além de todas aquelas situações de permanente “doi-me qualquer coisa“. claro que tem de doer, correr uma média de 200 km por mês a intensidades cada mais elevadas, muitas vezes sem a adequada recuperação entre treinos, fez com que reequacionasse os meus objectivos a curto prazo e tenha optado por mudanças concretas na forma como vou abordar os próximos meses em termos de corrida. repensar o curto e médio prazo para assegurar a continuação da prática no longo prazo.

assim sendo e aproveitando o facto de estar em processo (lento) de recuperação de uma tendinite aguda na pata de ganso, comecei desde já a proceder às alterações que visam proporcionar uma mais salutar prática da corrida, a saber:

1 – trocar km em quantidade por km de qualidade;

2 – variar frequentemente o tipo de piso onde treino;

3 – investir no reforço muscular e postural;

4 – descansar/recuperar adequadamente;

5 – praticar novas actividades desportivas/lazer.

se cumprir criteriosamente estas 5 decisões tenho a certeza de que serei um corredor mais saudável e completo. a luta contra o cronómetro não é tudo na prática desportiva pelo que resolvi passá-la para segundo plano. optei pela moderação e pelo equilíbrio. o tempo encarregar-se-á de validar a minha opção.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s