“tour de force”.

zoe 1

3.404 km, 21 etapas ao longo de 3 semanas. 198 ciclistas à partida, 169 à chegada.

3.404 km, ao longo de 10 semanas. 1 corredora à partida e à chegada.

o percurso é sensívelmente o mesmo, mas a forma como o percorreram foi diferente. os primeiros fizeram-no pedalando as mais sofisticadas bicicletas que a tecnologia disponibiliza na actualidade, a segunda dependeu apenas da capacidade que a sua força de vontade e o seu corpo permitiram, dado que o fez a correr.

tdf 13

conheçam mais um fenómeno de perseverança, de seu nome zoë romano. a americana de portland começou este desafio no dia 18 de maio, 6 semanas antes do pelotão de ciclistas tomar de assalto as estradas gaulesas, neste ano que assinala a 100ª edição do “tour de france“.

ao longo destes 63 dias zoë correu uma média diária de 48 km, ou seja, mais do que uma maratona por dia, 6 dias por semana, com o objectivo de angariar fundos (150.000 usd) para o world pediatric project (wpp), uma organização humanitária internacional que providencia o acesso a cuidados médicos e cirúrgicos a crianças da américa central e caraíbas.

hoje zoë romano fez história ao completar a última etapa continental deste incrível feito, cortando simbólica e discretamente a meta nos champs elysées, no mesmo sítio onde amanhã milhares de espectadores estarão a aplaudir christopher froome e os restantes “heróis com pernas de barro”, montados nas suas reluzentes bicicletas propulsionadas por doses cavalares de esteróides anabolizantes inesgotáveis de energia.

no entanto zoë só dará o projecto por concluído no dia 2 de agosto, quando terminar o último dos 515 km em falta, relativos às etapas que ainda irá percorrer na córsega.

incluo-me no batalhão de fãs do ciclismo e da volta à frança, embora cada vez mais desiludido com a trapaça que impera no ciclismo profissional, em particular, e no desporto de alta competição, em geral.

por isso e para mim, em 2013 quem verdadeiramente venceu o “tour de france” foi zoë romano. inegável e inequivocamente!

saber mais

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s