Ciclovias de Lx. De Monsanto a Entrecampos.

ment7

Esquina das ruas Ten. Cor. Ribeiro dos Reis e Conde de Almoster, junto ao acesso à ponte “gaiola” que faz o atravessamento da linha de comboio e da radial de Benfica. Este é o ponto de partida para mais um percurso pelas ciclovias de Lisboa, desta vez entre o acesso norte de Monsanto e o renovado jardim do Campo Grande, pontos 1 a 13 do mapa abaixo.

ciclovias lx

ment1

Os 2 km iniciais desta ciclovia decorrem em paralelo com os muito movimentados passeios do Calhariz de Benfica e toda a Av. do Colégio Militar, nos quais se incluem atravessamentos que requerem atenção.

ment2

O primeiro digno de nota é aquele que cruza a entrada para o parque de estacionamento do Colombo, no qual se geram frequentemente atritos entre ciclistas (em trânsito na ciclovia) e automobilistas (a entrar/sair do centro comercial).

ment3

Chegado à igreja de N. Sra. da Luz e ao jardim Teixeira Rebelo o percurso segue tranquilamente pela Rua do Seminário em direcção a Telheiras.

Ao longo da Rua Fernando Namora pedala-se sem problemas de maior. No entanto, há que ter em atenção os acessos aos estacionamentos dos vários edíficios que vão sendo cruzados, bem como aos abrigos das paragens de autocarro. O traçado decorre ao longo de uma zona essencialmente habitacional, mas sempre com trânsito de automóveis e circulação de peões.

ment4

Percorrida a Rua Carvalhão Duarte e antes do Parque Ventura Terra encontro o desvio que conduz à Alameda da Universidade (ver variante 2). Atravesso o parque e prossigo pela Estrada de Telheiras que cruza a Av. Padre Cruz por baixo do viaduto.

ment5

Segue-se o troço recentemente requalificado frente ao estádio Alvalade XXI e edíficio da ZON. Na continuação surge o atravessamento da Av. Campo Grande, retomando o percurso frente ao Museu da Cidade. Uns metros adiante podemos optar por continuar na ciclovia ou atravessar pela ponte ciclo-pedonal directamente para o jardim. Num caso ou noutro o percurso decorre ao longo da alameda, fazendo-se a junção a meio desta para terminar em Entrecampos, quase 7 km depois de ter começado no acesso norte ao pulmão da cidade.

mon ent

alt mon ent

Variante 2

ment6

Pela bifurcação para a Azinhaga das Galhardas faz-se a travessia da 2ª Circular pela ponte ciclo-pedonal. Na continuação a ciclovia segue pelo interior do Estádio Universitário onde contorna os campos de golfe e futebol. Atravessada a Av. Prof. Gama Pinto o percurso continua em direcção à Alameda da Universidade, perfazendo um total de 2,3 km.

alam univ

alt alam univ

Este é um percurso essencialmente urbano mas a expressão que melhor o define é “percurso de fusão”. Tanto funciona como corredor de acesso a quem vai para (vem de) Monsanto, como serve quem trabalha ou habita nas redondezas. Percorre zonas muito movimentadas e outras mais tranquilas, mas por todas se circula sem grandes sobressaltos e em segurança, desde que observemos as regras mais elementares de circulação na via pública.

assinatura bike

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s