A outra margem.

lx ponte

Foto de João Ramos.

Durante 9 meses, no já longínquo ano de 1975, vivi no Laranjeiro, mais propriamente no nº13 da então designada Rua Projectada à P.P.8 (ainda hoje me questiono o porquê de tal nome). Desse tempo ficaram-me gratas recordações das brincadeiras nos amplos espaços (mais ou menos verdes) que ali existiam, em que de pequenas coisas se construíam grandes aventuras. Um tempo em que o mundo de fantasia era interrompido às 17h30 quando a RTP abria e dedicava a sua primeira hora de emissão à transmissão de séries infanto-juvenis que deixaram saudades.

A vida levou-me para outras paragens e, na única vez que revisitei aquele local da minha infância fiquei com uma sensação de perda, dado que pouco ou nada restava que se assemelhasse, ainda que remotamente, ao que conheci. Consequências do “progresso”…

Ao longo destas mais de três décadas muita coisa mudou nos locais de outrora. Construiu-se selvaticamente e ao arrepio das mais elementares normas de rigor urbanístico, mas também foram criadas algumas áreas que conseguiram verdadeiramente servir os cidadãos a quem se destinam, mitigando o descalabro imposto pelo desordenamento territorial vigente.

Desta vez fui descobrir um local que resultou de uma visão de futuro, onde todos aqueles que gostam de correr, ou simplesmente de caminhar, têm ao seu dispor um espaço ímpar. Um oásis de tranquilidade que a autarquia de Almada legou aos seus munícipes e ao qual chamou, adequadamente, Parque da Paz.

Mas porque Almada tem muito para oferecer em termos de locais de interesse histórico e paisagístico, parti à descoberta dos seus miradouros e monumentos numa viagem pelo passado da cidade, complementada com espectaculares vistas panorâmicas do Tejo e de Lisboa.

Estes dois percursos serão o tema de próximos artigos. Espero que gostem tanto de conhecê-los, como eu gostei de os descobrir e percorrer.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s