A corrida nos media.

run

Numa altura em que a “explosão da corrida” dá sinais de estabilização ao nível de provas novas, assistimos agora à fase da consolidação de conteúdos nos media generalistas, nomeadamente através das plataformas online.

Ironicamente, na década da imagem foram as ondas hertzianas que levaram o fenómeno da corrida ao grande público que, na tarde de 22 de Março de 2013 pode ouvir a emissão inaugural do TSF Runners na antena da TSF (com repetição aos domingos de manhã). Posteriormente, em Outubro do mesmo ano, assistiu-se à passagem do programa do “estúdio para a estrada” com a realização da 1ª Corrida TSF Runners.

A 18 de Abril passado foi a vez da Cidade (91.6 fm) apresentar o RUN IT, um programa que vai para o ar aos sábados e domingos entre as 7H00 e as 11H00, que pretende ser a playlist de todos aqueles que gostam de correr com música. Ao longo da emissão, apresentada pelos locutores/corredores Vera Fernandes e Gonçalo Câmara, há espaço para dicas variadas e conversas com convidados especiais focadas no universo da corrida. Uma boa opção para aqueles dias em que corremos sózinhos e precisamos de motivação extra para “dar corda às sapatilhas”.

Em Agosto de 2013 o fenómeno chegou à imprensa digital por iniciativa do Jornal i com o lançamento do iOnline Running (entretanto descontinuado) seguindo-se, um ano depois, o Jornal de Notícias com o JN Running. Mais recentemente, no passado mês de Maio, o jornal Público deu “à estampa” o Público Running, integrado na página de desporto da respectiva edição online.

A televisão também mostrou estar atenta ao fenómeno, tendo a estação pública saído na frente com o lançamento do RTP Running. Estreou-se na RTP Informação em Outubro de 2014 e deu a conhecer as histórias de pessoas normais que encontraram na corrida uma forma de estar na vida. Na 1ª série foram emitidos 31 episódios, os quais poderão ser (re)vistos aqui.

Mais recentemente, no dia 27 de Junho, o canal de informação de Carnaxide deu a conhecer a sua proposta relacionada com o universo da corrida, ao qual chamou SIC Notícias Running. A estreia aconteceu no sábado, dia 27 às 11h45, com repetição no domingo à 01h00 e às 13h15.

As propostas televisivas apresentam-se num registo idêntico e dirigidas para o mesmo público-alvo, onde a corrida é abordada na perspectiva do “corredor de pelotão” e os protagonistas são os atletas (mais ou menos) anónimos que animam as centenas de provas por esse país fora. De particular interesse são os conselhos de especialistas em várias áreas – nutrição, fisiologia, fisioterapia, medicina desportiva, equipamento, treino funcional, etc – o que constitui uma mais-valia em termos de informação geral. Porém, mais importante do que informar é apostar na prevenção de comportamentos incorrectos, permitindo praticar a actividade de uma forma mais segura e promovendo o bem estar geral.

Por último não queria deixar de mencionar o ABC do Running, no qual o meu amigo Zé Guimarães partilha alguns conselhos práticos tendentes a melhorar os treinos ou as corridas, ou a adoptar este desporto para uma vida mais saudável. Foi emitido durante o mês de Maio no canal Fox e está integralmente disponível neste endereço.

No entanto, pese embora a qualidade das propostas disponíveis, fica uma questão. Estamos perante uma enorme falta de imaginação ou têm algo contra a palavra corrida? Tanto running cansa…

Anúncios

4 comments

  1. Fico feliz de haver cada vez mais divulgação sobre desportos que não sejam futebol. E fico feliz de se falar tanto sobre corrida. Mas também nunca percebo o porquê de usarem a palavra ‘running’. Não é como se ‘corrida’ significasse um desporto diferente!

    1. Os anglicismos vieram para ficar e por vezes é difícil evita-los. Por cá a moda pegou, talvez por acharem que dá um ar mais moderno e cosmopolita… No meu caso evito a utilização sempre que possível porque “a língua é a nossa pátria”. Mas no fim o que conta é que a corrida está bem e recomenda-se!
      Bons treinos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s