TCS New York City Marathon. A maratona de Nova Iorque.
Esta é, inquestionavelmente, a maratona das maratonas. Faz sonhar quem anda nestas coisas das corridas, são os 42,195 km que conduzem ao Olimpo das maratonas mundiais.
É um evento gigantesco, tanto na vertente comercial como na desportiva, um “campo de batalha” entre os gigantes da indústria de artigos desportivos em que as marcas competem ferozmente por terem os melhores atletas equipados com os seus produtos. Mas é também uma máquina perfeitamente oleada em que tudo funciona na perfeição, pese embora o gigantismo da operação que dá suporte a mais de 50.000 corredores pelas ruas e avenidas dos 5 bairros que compõem a “Big Apple“.
Ao longo dos próximos meses vou descrever as etapas que me levarão até à “cidade que nunca dorme”, partilhando a experiência (numa “visão por dentro”) até à linha de partida da prova deste ano e, espero, da conclusão da mesma com o cruzar da linha de chegada. Tudo detalhado e dando uma ideia dos custos inerentes à concretização deste projecto.
Força! Venha essa descrição!
Fico à espera do relato dessa preparação e participação na MNY. Cumps e força para esses treinos. (Li à pouco tempo um livro sobre a participação nessa maratona de um português “A maratona de Nova Iorque – crónica de um corredor acidental” de António Goucha Soares Professor universitário.)
Um evento desta dimensão tem sempre muitos aspectos interessantes para conhecer. Já que vou vou participar nele aproveito a ocasião para partilhar a experiência e deixar algumas dicas para futuros participantes.