circuito running wonders

Em 16 de Novembro de 1972 realizou-se em Estocolmo a Convenção para a Protecção do Património Mundial Cultural e Natural, a fim de “identificar uma parte dos activos inestimáveis e insubstituíveis de toda a humanidade.” Com esta iniciativa chegou a conhecida “Lista do Património Mundial da Unesco», composta por monumentos e locais de grande riqueza natural e cultural. Portugal tem elencados, até ao momento, 15 lugares (14 culturais e 1 natural) tidos como dignos de figurar nesse registo.

Alguns anos volvidos e capitalizando a atractividade que estes locais começaram a gerar em termos turísticos, surgiu a Running Wonders Foundation que promoveu um conjunto de provas realizadas à volta do globo denominado “Circuito Mundial de Meias-Maratonas em Patrimónios Mundiais”, no qual Portugal entrou em 2014, por iniciativa da GlobalSport, com as meias-maratonas do Douro Vinhateiro e de Guimarães.

No ano seguinte a promotora evoluiu o projecto e apresentou o “Circuito Running Wonders” com três provas – às duas anteriores juntou-se a de Coimbra -, tendo, em 2016, crescido para cinco eventos com a inclusão das meias-maratonas do Dão e de Évora.

Em 2017 assistiu-se à consolidação do projecto que passou a integrar sete provas, sendo as novas propostas realizadas na Guarda e em Castelo Branco, que apesar de não estarem classificadas na lista da UNESCO como Património Mundial, integraram o circuito com base no seu interesse turístico.

Em 2018 chega a 4ª edição do circuito, tendo como grande novidade o cruzar da fronteira até Espanha. Pelo caminho ficaram os eventos que se estrearam no ano passado, sendo substítuidos pelas provas (denominadas surpresa) de Cáceres e Sintra, a 8 de Abril e 11 de Novembro (alterada de 4 para 11), respectivamente.

Uma mudança a que não serão alheios os interesses (comerciais e económicos no mercado ibérico) do principal patrocinador do circuito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s